Aguarde...

Benvindos Benvindos

Turismo - Património natural

PARQUE MUNICIPAL SÍTIO DAS FONTES

O Parque Municipal das Fontes, Fontes de Estômbar ou Sítio das Fontes, localiza-se no início e ao longo das margens de um esteiro da margem esquerda do Rio Arade, perto da vila de Estômbar, concelho de Lagoa.

É um terreno com cerca de 18 ha (180.000 m²) e um local vasto de ecossistemas onde reina o convivio com a Natureza. Essencialmente procurado para a prática de piqueniques, este parque vê o Rio Arade passar por si vindo de Silves em direcção ao Atlãntico. Neste parque existe um moinho de maré recuperado que pode ser visitado, uma casa Algarvia reconstruída, um anfiteatro ao ar livre e um percurso para a prática de exercício físico. É também importante do ponto de vista histórico-cultural porque ali se encontram vestígios de actividades humanas que datam de tempos remotos. Os dois moinhos de água são os testemunhos mais eloquentes dessa actividade humana. A antiguidade de pelo menos um deles está documentada no "Livro do Almoxarifado de Silves", do Século XV, que se refere a uma"(…) açenha das fontes em que fez Vicente Pirez huu moynho (…)". É assim que, dada a sua beleza natural e importância ecológica, a existência de várias nascentes de grande caudal e o património histórico-cultural, tem sido tradicionalmente utilizado pelas populações locais para actividades de lazer, comemoração de datas festivas, contacto com a Natureza, etc.

Conhecido pela lagoa que se forma com a água das fontes, onde se pode tomar banho.

 

RIO ARADE

O rio Arade é formado pela junção das águas dos rios Odelouca e Silves, que nasce na serra do Caldeirão e passa por Silves (Portugal), Portimão e Lagoa(União das Freguesias de Estômbar e Parchal ) indo desaguar no oceano Atlântico, em Portimão, imediatamente a leste da praia da Rocha. 

Durante milénios, barcos vindos do Atlântico e do Mediterrâneo subiram e desceram o rio Arade. Refazer esse percurso é caminhar pela história.                

 

Aqui pode realizar passeios acompanhando as marés e é em função delas que se define o horário de partida, no cais de embarque da zona ribeirinha de Portimão. O barco orienta a sua rota, deixando para trás o bulício da cidade. Vislumbram-se os moinhos de maré, que há séculos, salpicam as margens do rio Arade. Prossegue-se rio acima, descansando o olhar nas colinas que se vão recortando em cada margem. Por este percurso, vale a pena o curto desvio até ao Sitio das Fontes, que desde logo se avista  com o seu moinho de maré recuperado. Contemplam-se as oliveiras centenárias, espraia-se o  olhar pelos lírios selvagens, as orquídeas, os cardos. Molham-se os pés na Caldeira do Moinho e a sinalética do Parque convida-nos para um percurso de descoberta da história natural deste local singular. O rio prossegue o seu trajeto, levando-nos até à ilhota da Sra. do Rosário. Dizem os mais antigos que foi neste local que os cruzados de S. Tiago desembarcaram aquando da primeira tomada da Cidade de Silves aos mouros. O curso de água vai ficando mais estreito e por entre a vegetação avista-se, ao longe a cidade de Silves, outrora, a Bagdad do Ocidente.

 

PRAIA DA CAMA DA VACA

 

PRAIA VALE LAPA

 

SALINAS MEXILHOEIRA

 

GRUTA IBNE AMMAR

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.